Exportação de serviços é tema de encontro promovido pela AEB

2
A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em parceria com a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de S. Paulo (Fecomercio-SP), promovem no dia 8 de abril o Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (ENAServ) 2015. As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas pelo site
www.enaserv.com.br .

O setor de serviços brasileiro tem se tornado relevante no comércio internacional. Segundo o MDIC, enquanto o valor das exportações mundiais de serviços teve elevação de 133,5% no período de 2003 a 2012, o Brasil mostrou aumento de 281,6% no período, de acordo com dados da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) e do Banco Central do Brasil (BCB). Os números divulgados pelo ministério mostram que, apesar do déficit no balanço de serviços, associado à dinâmica do crescimento interno, há expansão nas exportações de serviços brasileiros, que passaram de 0,6% em 2003 para 0,9% das exportações mundiais em 2012. 

“Os serviços estão localizados no centro do debate sobre competitividade e inovação. O setor está relacionado a importantes fluxos de investimentos diretos e está fortemente ligado a sustentação econômica, preponderante na formação e crescimento da renda e na geração de empregos. Por isso, é fundamental a discussão dos principais temas que envolvem esse segmento”, afirma José Augusto de Castro, presidente da AEB.

 

A programação do encontro vai oferecer aos participantes uma visão geral do comércio internacional de serviços, assim como discutir questões tais como a comercialização externa de serviços jurídicos. Estão previstas também abordagens sobre financiamento, tributação, promoção comercial e sobre temas relacionados à pequena empresa.

O evento acontece no auditório da Fecomercio-SP (Teatro Raul Cortez – rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo – SP) e a estimativa da AEB é de um público de 500 participantes, formado por empresários, executivos, autoridades do governo, dirigentes de entidades e representantes diplomáticos, além de consultores, profissionais de bancos e seguradores, entre outros.

Fonte: Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *