Lula é denunciado pela terceira vez na Lava Jato

lula
Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é alvo de nova denúncia do Ministério Público Federal (MPF). Nesta quinta-feira (15), o petista foi denunciado pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro, em razão de contratos firmados entre a Petrobras e a Construtora Norberto Odebrecht, de acordo com informações da força-tarefa da Operação Lava Jato.

Na acusação, o MPF afirma que o  ex-presidente é o “responsável por comandar uma sofisticada estrutura ilícita para captação de apoio parlamentar, assentada na distribuição de cargos públicos na administração federal”. De acordo com a denúncia, R$ 75.434.399,44 teriam sido repassados a partidos e políticos que sustentavam a governabilidade da gestão de Lula à frente do Palácio do Planalto. Além do PT, os principais beneficiários seriam o PMDB e o PP.

Também seriam receptores dos repasses “os agentes públicos da Petrobras envolvidos no esquema e aos responsáveis pela distribuição das vantagens ilícitas, em operações de lavagem de dinheiro que tinham como objetivo dissimular a origem criminosa do dinheiro”.

Uma parcela dos desvios foi destinado a compra de imóveis em São Paulo e São Bernardo do Campo. Ainda de acordo com a denúncia, parte do valor das propinas pagas pela empreiteira teria sido lavada mediante a aquisição, em benefício do petista, de um imóvel em São Paulo em setembro de 2010, que seria usado para a instalação do Instituto Lula.
O escândalo envolve as mais importantes diretorias da Petrobras, mediante a nomeação de Paulo Roberto Costa e Renato Duque para as diretorias de Abastecimento e Serviços da estatal, respectivamente.

“Por meio do esquema, estes diretores geravam recursos que eram repassados para enriquecimento ilícito do ex-presidente, de agentes políticos e das próprias agremiações que participavam do loteamento dos cargos públicos, bem como para campanhas eleitorais movidas por dinheiro criminoso”, afirmou o Ministério Público.

Veja a íntegra da denúncia:

Denúncia contra Luiz Inácio Lula da Silva by Valéria Bretas on Scribd

Fonte: Exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *