Receita menor derruba lucro do HSBC na América Latina

radar2O banco britânico HSBC viu o lucro cair na América Latina nos três primeiros meses do ano. De acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira, 7, a filial que controla as unidades do Brasil e México, entre outras, registrou lucro antes de impostos de US$ 310 milhões no 1º trimestre. O valor é 32,7% menor do que o registrado em igual período do ano passado e 75,9% inferior que o acumulado nos últimos três meses de 2013.

O diretor financeiro do grupo, Iain Mackay, explicou que o resultado na região foi afetado especialmente pela queda das receitas e, ao mesmo tempo, o aumento de custos de captação. A mudança no perfil da carteira de crédito do HSBC no Brasil e México e o aumento da taxa Selic estão por trás da piora dos números.

O diretor financeiro do grupo disse que o HSBC tem apostado na expansão de operações de crédito consideradas “mais seguras” no Brasil e México, especialmente nos segmentos de maior renda – operações que levam as marcas “Premier” e “Advance”. Essas operações, explicou, geram menor receita porque operam com spreads inferiores.

No trimestre, as receitas operacionais antes das provisões somaram US$ 2,130 bilhões na América Latina. O valor é 14,9% menor que o observado em igual período de 2013. Na comparação com o último trimestre do ano passado, a queda é ainda maior: 35,7%.

Outro motivo destacado é a elevação dos custos de captação. Nesse caso, o Brasil tem relação direta com o fenômeno. Iain Mackay comentou que, diante do ciclo de aperto da taxa Selic, a captação do banco está mais cara no Brasil e esse movimento anulou parte da queda do custo vista em outras filiais, especialmente na Europa e Estados Unidos.

O balanço também diz que houve mudança no perfil de captação do banco na América Latina. “Houve contínua mudança na base de financiamento com a substituição dos depósitos no atacado por papéis de médio prazo”, diz o banco.

Fonte: Estadão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *