A distribuidora de químicos da América Latina, GTM Holding SA (GTM), anunciou na terça-feira (10) acordo para aquisição da quantiQ, empresa distribuidora de produtos químicos, até então, pertence a Braskem. Controlada pela empresa Advent International, a GTM informou ter investido R$ 550 milhões na compra da quantiQ, sendo que R$ 450 milhões serão pagos na conclusão da venda e o restante em um período de até 12 meses. Para a finalização do negócio, as empresas esperam a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Com o acordo, a GTM e quantiQ contam agora com 62 centros de distribuição em 12 países da América Latina, onde pretendem atender mais de 15 mil clientes em mais de 50 diferentes segmentos de mercado. “A aquisição da quantiQ cria a maior plataforma independente de distribuição de produtos químicos da América Latina, permitindo que a companhia resultante desta união se concentre no sucesso de seus clientes, criando oportunidades de crescimento para fornecedores e funcionários, se expandindo para outras regiões e subsetores industriais”, afirmou em comunicado o sócio da Advent International no Brasil, Patrice Etlin.
Investimentos
Investimentos realizados pela GTM na América Latina, como a compra da High Chem Specialties no México e da Peruquímicos S.A.C no Peru, também integram o acordo estratégico da empresa. Com isso, a GTM visa trazer produtos diferenciados desenvolvidos para atender necessidades existentes no Brasil e criar uma plataforma independente de distribuição de produtos químicos.
“A quantiQ consolida nossa presença no Brasil, suportando a estratégia de crescimento ao criar uma plataforma líder que oferece uma ampla gama de serviços para os clientes de toda a América Latina. Juntas, a GTM e a quantiQ oferecerão aos nosso clientes e fornecedores uma nova opção integrando a experiência e a qualidade das duas companhias em um portfólio único e inovador de produtos, tecnologias, serviços e soluções”, explicou o CEO da GTM, Michael van Marle.
Estima-se que com a transação, que será iniciada após o processo de integração de suas operações, a liderança da GTM se consolidará no mercado latino-americano. Porém, enquanto o processo não é concluído, cada empresa continuará a atuar de forma independente.
“Acreditamos que esta união permitirá que ambas as empresas avancem e cresçam. Estamos muito animados em continuar construindo este projeto na área de distribuição de químicos, enquanto colaboramos com a equipe de liderança da GTM para construir uma plataforma de classe mundial. A chegada da GTM é um passo importante na longa e bem sucedida história da quantiQ e estamos entusiasmados com o fato de que este acordo criará muitas oportunidades para o desenvolvimento de negócios no Brasil e no resto da América Latina”, completa o CEO da quantiQ, Armando Bighetti.
Fonte: iG