Cetip lucra R$120,8 mi no 1º tri, com destaque para custódia

cetipA Cetip informou nesta quinta-feira que teve lucro líquido de 120,8 milhões de reais no primeiro trimestre, alta de cerca de 20 por cento ante igual etapa de 2014.

O resultado veio pouco acima da previsão média de analistas ouvidos pela Reuters, de 113 milhões de reais.

Em bases recorrentes, a maior central de liquidação e custódia de títulos privados da América Latina teve lucro líquido de 152,6 milhões de reais, aumento de 13,9 por cento ante um ano antes.

De janeiro a março, a receita líquida da Cetip subiu 11 por cento sobre um ano antes, para 266,8 milhões de reais. O avanço foi liderado pela unidade de títulos, com avanço de 18,8 por cento, diante do faturamento quase 32 por cento maior nos serviços de custódia e de transações.

“Isso refletiu a entrada em vigor da regra do Banco Central sobre registros de operações de captação bancária, disse o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Willy Otto Jordan, referindo-se ao valor mínimo das transações que devem ter registro, que caiu de 50 mil para 5 mil reais.

A volatilidade cambial do período também beneficiou as receitas da Cetip com derivativos, disse o executivo.

Já a unidade de financiamentos, que processa gravames de veículos, teve alta de apenas 2,6 por cento.

Além da fraca atividade no financiamento de automóveis, a companhia começa a sentir o efeito da mudança no procedimento de registro de financiamento pelo Detran-SP. A Cetip perdeu a exclusividade na prestação desse serviço para bancos.

“Vamos abrir mão de parte da receita”, disse Jordan.

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *