Guido Mantega está otimista quanto ao futuro

4

O ministro da Fazenda, Guido Mantega(foto), disse ontem que está feliz com o resultado das eleições. Segundo ele, agora tudo fica mais fácil porque se tem o fim das disputas. Ele observou ainda que “isso [o resultado das urnas] mostra que a população está aprovando a política que estamos praticando”, disse.

O ministro argumentou ainda que as eleições provocam volatilidade nos mercados. “Hoje, todas as bolsas estão caindo. Vocês não vão me dizer que é pelo processo eleitoral no Brasil”, disse. “Como está tendo queda de commodities no mundo, afeta as ações brasileiras. As eleições também afetam a bolsa. Causam volatilidade de todo tipo. Com o fim da eleição esse cenário tende a amainar”, defendeu.

Segundo Mantega, a própria discussão econômica fica mais exacerbada durante a eleição. Ele observou ainda que os pessimistas ficam mais pessimistas e, os otimistas, mais otimistas. “Terminada a eleição, esse cenário tende a se acalmar. Já há uma volta do otimismo à economia”, disse.

Mantega disse que o País tem grandes desafios pela frente para poder entrar em um novo ciclo de expansão da economia brasileira e mundial. Segundo ele, o governo trabalha com cenário adverso, “porque a economia mundial não retomou como queríamos”, disse.

O ministro também falou em união dos diversos agentes econômicos, do governo e dos trabalhadores. “Vamos poder entrar em novo ciclo de crescimento em 2015 se todos os atores da economia estiverem mobilizados nessa direção”, disse Mantega.

O ministro da Fazenda defendeu ainda que a economia brasileira está voltando a crescer, mesmo que gradativamente, e a tendência é que a recuperação continue no terceiro e no quarto trimestres. Mantega apresentou ainda números para argumentar que está aumentando o otimismo na economia brasileira. “O Datafolha da semana passada indicava que o brasileiro está ficando mais otimista com a economia. É uma pesquisa eleitoral. Em plena eleição foi detectada melhora do humor do brasileiro”, afirmou.

Mantega também citou que a medida de expectativa do consumidor feita pela Confederação Nacional da Indústria aponta alta de 1,3% de setembro ante agosto. “Sobre a indústria de transformação, o índice de confiança avançou 1,8%. Isso mostra que a confiança tende a voltar”, defendeu o ministro.

“Um dado muito importante é a confiança do investidor externo, que subiu o tempo todo. Temos tido índice elevado de Investimento Estrangeiro Direto (IED). A conta financeira de janeiro até setembro é de US$ 78 bilhões. Portanto, mostra que o investidor externo, que olha para médio e longo prazo, está otimista em relação ao Brasil.

Fonte: DCI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *