ENAServ 2014 reúne empresários e autoridades em São Paulo

radar4São Paulo, 30 de maio de 2014 – A quinta edição do ENAServ (Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços), organizada pela AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil) em conjunto com a Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC, realizada na última quinta-feira (29), na sede da Fecomercio-SP, foi um sucesso de público (mais de 450 participantes) e de conteúdo. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, que participou do painel intitulado “As perspectivas das Exportações Brasileiras de Serviços sob a Ótica das Autoridades Públicas e das Lideranças Empresariais”. O ministro ressaltou que o país precisa ampliar os investimentos no exterior para impulsionar suas exportações, sobretudo a de serviços: “Não tem milagre. Para melhorar a balança comercial de serviços temos que investir no exterior.”

O painel também contou com a participação do secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Luiz Ribeiro; o secretário da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda, Carlos Alberto Freitas Barreto; o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges, o diretor do BNDES, Luiz Eduardo Melin Carvalho e Silva e o presidente da AEB, José Augusto de Castro.

Houve ainda a apresentação do estudo encomendado pela AEB sobre os serviços de engenharia com foco na exportação, pelo economista da LCA Consultores, Fernando Camargo, com debate do secretário-adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Rodrigo Toledo Cabral Cota, e da superintendente da Unidade de Comércio Exterior do BNDES, Luciene Ferreira M. Machado.

Depois, teve lugar à entrega do prêmio “Destaque na Exportação de Serviços 2014”, conferido pelo MDIC e AEB, para as empresas Andrade Gutierrez, IBM Brasil, Aliança Navegação, GE Celma, Globo Comunicação, Pinheiro Neto Advogados, Mectron Engenharia e o Grupo O Boticário.

No período da tarde, foi realizado o painel sobre a Internacionalização do Setor de Serviços: Avanços e Aprendizados, em que a professora da Escola de Negócios da PUC-RJ, Ângela Rocha, apontou as dificuldades nesse processo, e os palestrantes Sergio Paulo Gallindo, presidente da BRASSCOM, e Bernardo Manfredini, diretor da ABRAGAMES e CEO da 2Mundos, apresentaram os seus  cases.

O quarto painel, que teve como moderador o vice-presidente executivo da AEB, Fábio Martins Faria, mostrou o que pode ser feito para alavancar as exportações de serviços de empresas brasileiras. Já o quinto painel ressaltou a importância da participação dos empresários tramitação do projetos de lei no âmbito do Congresso Nacional. O último painel apresentou estatísticas do Siscoserv, foi moderado por Fábio Marins Faria, vice-presidente executivo da AEB, e teve como palestrante Maurício Lucena do Val, diretor do DECOS/SCS/MDIC e os comentários de Ricardo Caldas, professor do Instituto de Ciências Políticas da UnB. No encerramento, o presidente da AEB, José Augusto de Castro, destacou o alto nível dos debates e o expressivo público do evento, convidando todos a comparecerem ao ENAEX (Encontro Nacional de Comércio Exterior), que a AEB irá realizar nos dias 7 e 8 de agosto, no Rio de Janeiro.

Fonte: Blog Economia em conta gotas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *