Com início da TLP, desembolsos do BNDES caem 18% em janeiro

BNDES
BNDES

Os financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) caíram em janeiro, quando entrou em vigor a Taxa de Longo Prazo (TLP), que se referencia em preços de mercado na concessão de empréstimos.

O banco de fomento anunciou nesta terça-feira que o volume desembolsado em empréstimos no mês passado somou 3,9 bilhões de reais, uma queda de 18 por cento ante mesma etapa de 2017.

A partir de janeiro, todo novo pedido de crédito no banco passou a ser referenciado na TLP, que substituiu a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), com juros subsidiados.

O recuo foi puxado sobretudo pelo setor industrial, para o qual os desembolsos do banco foram 53 por cento menores em janeiro na comparação com um ano antes.

Nos últimos 12 meses, as concessões feitas pelo BNDES totalizaram 69,9 bilhões de reais, um declínio de 20 por cento.

E os indicadores antecedentes da instituição sinalizaram que uma aceleração dos empréstimos não está perto de acontecer. No comparativo ano a ano, o volume de consultas caiu 26 por cento, enquanto o de enquadramento teve baixa de 30 por cento. As aprovações, etapa imediatamente anterior à da concessão efetiva dos recursos, ficou praticamente estável.

Os números chegam após o BNDES ter tido em 2017 o quarto ano consecutivo de queda na concessão de empréstimos, a 70,75 bilhões de reais, menor nível em uma década.

BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa pública federal, com sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e escritório no Rio de Janeiro, e cujo principal objetivo é financiar de longo prazo a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, de âmbito social, regional e ambiental. É uma entidade componente da administração pública indireta e atualmente vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, tendo como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do Brasil. Desta ação resultam a melhoria da competitividade da economia brasileira e a elevação da qualidade de vida da sua população.

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *