Poupança ganha da inflação nos últimos 12 meses

Com a inflação em queda, quem tem dinheiro na poupança vem conseguindo obter ganhos em seu poder de compra.

O rendimento da poupança foi maior do que a inflação no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em outubro. A rentabilidade da caderneta do período foi de 8,33%, contra 7,87% da inflação medida pelo IPCA, de acordo com dados da Economatica. Ou seja, o poupador teve ganho de poder aquisitivo de 0,43% no período.

A poupança não proporcionava aumento no poder de compra aos investidores em períodos anualizados desde janeiro de 2015. A última vez que isso aconteceu havia sido em dezembro de 2014, quando o rendimento da poupança nos últimos 12 meses encerrados no mês havia aumentando o poder de compra dos investidores em 0,71%.

Nos últimos cinco meses, de junho a outubro, aplicações na poupança renderam ganhos de poder aquisitivo aos investidores. Contudo, outros investimentos conservadores ainda são bem mais rentáveis que a caderneta.

Vale ressaltar que o cálculo real de um investimento não é feito apenas pela subtração da inflação sobre o rendimento. Para chegar à rentabilidade real é preciso fazer a divisão entre o retorno da poupança e o retorno do IPCA.

Fonte: Exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *